O implante dentário é um procedimento simples que visa substituir um ou mais dentes que foram perdidos, além disso, promovendo também a reabilitação bucal. De tal forma, por meio do procedimento, o dentista instala no tecido ósseo um pequeno cilindro de titânio em que a prótese, fixa ou móvel será rosqueada.
O implante dentário pode ser aplicado na parte superior e inferior, além disso, ele é como uma raiz artificial. A fim de obter um ótimo resultado, o principal material utilizado para o implante é o titânio que posteriormente não pode causar reações adversas e por este motivo, ele é permanente. Portanto, por ficar fixo ao osso, ele proporciona ao paciente maior liberdade para se alimentar, falar e além disso, também recupera a autoestima do paciente.
Qual o objetivo do implante dentário?
A falta de um ou mais dentes causam diversos problemas ao paciente, como a perda da autoestima, a dificuldade de mastigação e de falar. Com isso, o principal objetivo do implante dentário é promover sobretudo a reabilitação oral do paciente, proporcionando melhorias à saúde bucal e mental do paciente.
Quais os tipos existentes?
Atualmente existem quatro tipos de implantes dentários. São eles:
Implantes convencionais
A fixação da prótese é osso maxilar ou mandibular. Eles são indicados na maioria dos casos.
Implantes curtos
São indicados para pacientes que não têm uma quantidade de ossos suficiente para a colocação do implante, mas não querem fazer enxerto ósseo.
Implante pterigóides
Os implantes pterigóides são fixados na região posterior da maxila e são maiores. Ele é recomendado para quem teve muita perda óssea. Ele pode ser realizado na parte superior da boca.
Implantes zigomáticos
Neste implante a prótese é fixa na maçã do rosto, sendo recomendado para pacientes que tiveram reabsorção óssea severa na maxila.
Quais os exames necessários para fazer o implante dentário?
PrPara fazer o implante dentário é necessária primeiramente uma avaliação prévia do dentista e a realização de alguns exames como radiografia panorâmica e a tomografia computadorizada.
A radiografia panorâmica tem a finalidade de mostrar a situação do osso, possibilitando sobretudo a avaliação da altura do osso. Posteriormente, a tomografia possibilita saber com exatidão a altura e a largura do osso.
Quais as vantagens do procedimento?
O implante dentário além de trazer diversos benefícios estéticos ao paciente proporciona a melhora da mastigação e da fala do paciente. Outra vantagem do procedimento é que a recuperação é muito rápida e o tratamento é quase indolor.
Se você deseja recuperar a sua autoestima por meio do implante dentário, entre em contato agora mesmo e agende a sua avaliação.